Prefeitura inaugura nova Unidade Básica de Saúde

O Prefeito Municipal Belarmino Luciano Leite inaugurou na manhã desta terça-feira (01), mais uma Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Belo Horizonte. A unidade que está totalmente estruturada e atenderá mais de seis mil moradores residentes nos bairros: Nossa Senhora Aparecida, Dona Lígia, Divino Espirito Santo, Belo Horizonte, Padre Libério, São José e São João. Durante a solenidade, secretários, vereadores, autoridades e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia oficial de inauguração.

A nova unidade faz parte do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica - UBS) para o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das unidades básicas, que seja acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, incentivando a melhoria das práticas das equipes de saúde.

A construção desta UBS, que é do Tipo II, foi aprovada pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 1.380, de 09 de julho de 2013. O valor do empreendimento é de R$701.938,47 (setecentos e um mil, novecentos e trinta e oito reais e quarenta e sete centavos), sendo R$512.000,00 (quinhentos e doze mil reais) financiados pelo Governo Federal e R$189.938,47 (cento e oitenta e nove mil, novecentos e trinta e oito reais e quarenta e sete centavos), 27,05% investido pelo município.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Belarmino Luciano Leite, fez questão de ressaltar que os atrasos na liberação de recursos por parte do Governo Federal atrasaram a entrega da nova UBS.

Para o secretário de saúde, Gutemberg Antônio Dias, a inauguração de mais uma UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade. “Que todos os moradores que serão atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam desta bela e moderna unidade”.

De acordo com o secretário de saúde, a nova estrutura da Unidade Básica Cristininha oferece condições ideais para o desenvolvimento das ações da Estratégia Saúde da Família de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica. Ressaltou também que a UBS Crisitininha oferecerá melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.

A nova UBS possui salas de espera, três Consultórios, Acolhimento, uma Sala de Inalação Coletiva, Sala de Observação, Procedimento, Coleta de material, Sala de Atividades Coletivas, Agentes comunitários de saúde, Sala de reuniões, Sala de Vacinas, Sala de Curativos, Depósito de material de limpeza (DML), dois Consultórios com Sanitário, Consultório Odontológico, Sala de Esterilização e Guarda de Material esterilizado, Expurgo, Almoxarifado, Copa, Sala de Administração e Gerência, Depósito de Resíduos Contaminados, Depósito de Resíduos Recicláveis, Depósito de Resíduos Comuns.

A nova unidade já está em funcionamento e abrigará, as equipe de saúde da Família – Cristininha e Geraldo Moreira do Carmo, que atendia à Rua sete de setembro, 325, em imóvel  inapropriado.

Secretaria Municipal de Saúde compromisso com a saúde de todos

Administração 2017/2020 de volta ao crescimento