Produtores comemoram o sucesso do evento e já planejam a segunda edição
São Sebastião do Oeste recebeu no último fim de semana, dias 20 e 21 de junho, a primeira edição do Festival Gastronômico. Com realização da Prefeitura Municipal, Poder Legislativo e Sebrae e o patrocínio Master do Sicredi e patrocínio oficial da Multimarcas Consórcios e Cervejaria Magnólia, o evento movimentou mais de R$ 200 mil em vendas e colocou a cidade em um novo marco regional do turismo de lazer gastronômico. A festa uniu comida mineira raiz, inovação com pratos típicos de Alagoas, no Rio Grande do Norte e até de outros países, como a Venezuela.
O Sebrae preparou os produtores rurais para a participação no festival. Eles tiveram orientações importantes sobre vendas, preparo dos alimentos ao vivo, atendimento ao público e pagamento. “Conseguimos convidar estabelecimentos locais para fazer a festa. É um evento que movimentou a economia do município, com os bares e restaurantes e todo o comércio”, afirma o analista do Sebrae Minas, Denis Magela. Ao todo, 15 barracas receberam os participantes e o resultado surpreendeu. Visitantes de várias cidades da região e a nossa tão amada população local encheram a Praça da Matriz. Remilton, produtor de Lagoa Seca, foi o responsável pela Galinhada com Frango Frito. Ele precisou dobrar a produção para dar conta de atender tantos pedidos. “A fila ficou grande o tempo todo, mas conseguimos acolher a todos com muito sabor e alegria. Foi sucesso do início ao fim”. Da mesma forma, Beatriz, produtora da Comunidade de Aparecida do Oeste/Marimbondo, comemorou o resultado. “Pensamos que 300 pães de queijo com requeijão e linguiça seriam suficientes para esta primeira edição. Tivemos que preparar mais de 600. Fiquei admirada com tantas vendas. Foi bom demais”, disse.
Ao todo, o festival preparou mais de 30 opções de comida, como sanduíches, macarrão, caldos, pirulito de torresmo com mandioca frita, costelinha defumada, tropeiro, pastel, coxinha de costela e fatias de bolos. A praça também foi palco de mostra de artesanato, com vendas de colares, pulseiras e outros acessórios produzidos por indígenas de uma aldeia de Itapecerica e também colchas, tapetes e jogos de mesa fabricados por uma família tecelã do município vizinho.
A festa repercutiu e o nome da cidade foi levado aos quatros cantos do Centro-Oeste Mineiro. Ester, do município de Formiga, veio para São Sebastião do Oeste com outras três amigas. Elas curtiram cada momento e aprovaram toda a estrutura. “Comida boa, música animada e evento top. Foi minha primeira vez aqui e vou voltar outras vezes”, comentou Ester. A programação musical foi comandada no sábado por Galileo Queen e Durok. No domingo, Joice Mendes e Banda e Grupo Atraentes animaram o público. “Foi o primeiro de muitos que virão e com o compromisso de melhorarmos cada vez mais. Nunca vamos fugir do dever de correr atrás para as coisas acontecerem aqui em favor da comunidade”, afirmou o prefeito de São Sebastião do Oeste, Rômulo Beirigo. Segundo o presidente da Câmara, Dorinato Soares, “a festa foi muito bonita, com milhares de pessoas, o que fortalece a nossa economia”. O festival ainda teve cunho social, já que a renda das bebidas e dos brinquedos foi revertida para a construção da sede da Associação de Pais Especiais e colaboradores de São Sebastião do Oeste (Apec).