Esclarecimento da Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Oeste

Com o intuito de esclarecer questionamentos e dúvidas da população em relação à possível utilização do "fumacê" em nosso município para casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa o seguinte:

O UBV pesado, popularmente conhecido como fumacê e também chamado de nebulizador espacial, é um equipamento adaptado com bombas utilizado para aplicação de inseticida diluído em água, visando eliminar o mosquito Aedes aegypti. Sua utilização ocorre de forma complementar e emergencial nas atividades de combate, promovendo a rápida interrupção da transmissão da dengue quando atinge níveis epidêmicos.

A liberação e uso do fumacê são autorizados pela Secretaria de Estado da Saúde, seguindo critérios bem definidos, incluindo a necessidade de o município estar enfrentando uma epidemia, com incidência superior a 30 casos de dengue por 10.000 habitantes, o que não é o caso no momento.

É crucial salientar que a eficácia desse método complementar é limitada e depende de diversos fatores. O Aedes aegypti, mosquito doméstico, prefere viver dentro de domicílios humanos, em locais cobertos. As chances de o inseticida atingir o mosquito são mínimas, dadas essas características fundamentais do comportamento do vetor. Ademais, o veneno age apenas sobre os mosquitos adultos, não afetando as larvas, permitindo que novos mosquitos surjam após a aplicação do fumacê.

Portanto, como é amplamente reconhecido, a melhor forma de prevenir a dengue/zika/chikungunya é combater focos de acúmulo de água parada, locais propícios para a criação do mosquito transmissor dessas doenças.

A Prefeitura, em conjunto com os Agentes de Combate a Endemias (ACE), está empenhada em eliminar criadouros e incentivar parcerias para mobilização popular. No entanto, as ações do poder público não são suficientes por si só. É crucial que cada morador contribua nessa difícil tarefa, sendo responsável por manter sua casa, jardim e terrenos em ordem, evitando o acúmulo de lixo e materiais que possam se tornar criadouros para o mosquito.

A utilização do veículo UBV (Ultra Baixo Volume) pesado, conhecido como "fumacê", como modalidade de controle químico do vetor transmissor da dengue, só pode ocorrer dentro das diretrizes do Plano Nacional de Controle da Dengue e mediante supervisão e autorização da Secretaria de Estado de Saúde.

Em caso de dúvidas, recomendamos buscar orientação com os Agentes de Endemias durante visitas domiciliares ou no Setor da Vigilância em Saúde.

Secretaria Municipal de Saúde: Compromisso com a saúde de todos!

TAG's: Esclarecimento, Vigilância, Saúde, Secretaria, Municipal, Saúde, Sebastião, Oeste