História

A criação do município de São Sebastião do Oeste, onde há predominância de atividades agrícolas e avícolas e cuja maioria da população habita na zona rural, é recente, datada de 30 de dezembro de 1962, pela Lei Estadual nº. 2764. O município originou-se na antiga Fazenda do Curral, onde seu proprietário, Sr. Honorato Terra, construiu uma capela em homenagem a São Sebastião, que lhe concedeu a graça de proteger seu gado de uma epidemia de peste.O primeiro nome do município foi São Sebastião do Curral, e os primeiros moradores foram Antônio Gomes da Costa, Severino Gomes, Joaquim Francisco, Pedro Augusto e Antônio Miné.

A primeira notícia histórica de São Sebastião do Oeste foi na data de 1853, quando Bernardo Teixeira Amante, Felício Flávio dos Santos e outros moradores da “Aplicação de São Sebastião do Curral”, da freguesia de São Bento do Tamanduá (atual município de Itapecerica), pediram a criação do Distrito de Paz.

A solicitação foi atendida em 30 de maio de 1853, através da lei estadual nº. 623. Já em 1882, em 19 de outubro, São Sebastião do Curral foi elevado à Freguesia pela lei estadual nº 2995. Em 30 de dezembro de 1962, a lei estadual n.º 2764 criou o município com território desmembrado de Itapecerica, alterando-lhe o nome para São Sebastião do Oeste, cuja a instalação se deu no dia 1º de março de 1963 e em 30 de junho aconteceu a primeira eleição municipal elegendo como prefeito o Sr. Jésus Borges de Morais com mandato realizado no período de 30 de agosto deà 31 de janeiro de 1967.

 




TAG's: História

Inicial | Voltar
Link permanente: